sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Ser um bom católico é ser um bom soldado

Por Glauber Silveira

Muitas pessoas dizem pertencer a Igreja Católica, mas quando vamos ver a sua vida e o que tem feito, percebemos que essa pertença é imperfeita. Enquanto estivermos neste corpo mortal, nunca teremos uma comunhão perfeita. Quando escrevo que muitos tem uma “pertença imperfeita” é no sentido de não apresentar um mínimo de zelo para com a religião católica, não temendo a Deus e não cumprindo com as obrigações que todo o bom católico deve se esforçar por cumprir. 

Não vou me estender em todos os aspectos que o bom católico deve ter no seu comportamento. Desejo nestas breves linhas ressaltar a importância de entender que o bom católico é também um soldado.

Parece estar na contra mão do politicamente correto falar que o bom católico é um bom soldado. Mas esta é a realidade. São Paulo já dizia que ele combateu o bom combate (2 Timóteo 4,7). O Antigo Testamento tem inúmeras passagens narrando às guerras que o povo de Deus teve que passar e que alegoricamente rementem ao que o seguidor de Deus deve combater enquanto estiver nesta terra. Jó afirma: “A vida do homem sobre a terra é uma luta, seus dias são como os dias de um mercenário” (Jó 7,1). 

Combater é uma característica fundamental do bom católico. Ser católico não é só crer, ser uma pessoa que acredita. Ser católico é saber que o dia-a-dia é uma arena de luta. Ser bom católico é ostentar com firmeza seus ideais, seus valores, suas virtudes em meio a uma sociedade depravada e que nega a presença e a ação de Deus. O bom católico sabe que em alguns momentos ele pode adquirir inimizades. E que seja assim, se for necessário. O católico não é convidado para a mediocridade: ele é convidado a atrair desafetos e antipatias por causa do Evangelho. Ele é chamado ao sacrifício. 

Termino este texto questionando você leitor: como você tem vivido a sua catolicidade? Como você tem lutado no mundo para ser um bom soldado de Jesus Cristo? Todos os dias, devemos nos revestir da armadura de Deus. Faça este exercício. Ser um bom católico é ser um bom soldado.

Voltemos ao Evangelho puro e simples. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário