QUEM SOMOS


Dentro da Renovação Carismática Católica (RCC) assumimos um papel evangelizador de forma fervorosa e autêntica para a juventude. O nosso maior objetivo é evangelizar.

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim;
é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!”1

“A tarefa de evangelizar todos os homens constitui a missão essencial da Igreja; tarefa e missão, que as amplas e profundas mudanças da sociedade atual tornam mais urgentes. Evangelizar constitui de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade.
                                                                                           A Igreja existe para evangelizar”2

Desta forma, esta evangelização não pode ser realizada de qualquer maneira. A evangelização da Igreja precisa mostrar aos jovens a beleza e a sacralidade da sua juventude, o dinamismo que ela comporta e o compromisso que dela emana. Logo, torna-se necessário, abrir os olhos para o pecado, a tentação, o egoísmo, o ter e o poder. Uma verdadeira espiritualidade possibilita ao jovem encontrar-se com a realidade sublime que há dentro dele, mantendo um diálogo constante com Aquele que o criou.

De forma concreta, trabalhamos em unidade com os demais Ministérios da RCC e sua coordenação na Diocese de Uberlândia para que a evangelização seja integral e realizada de forma eficaz para toda a nossa juventude.

Nossa Missão

A evangelização exige nosso trabalho de formar, assistir, acompanhar, educar, avivar e orientar a juventude de nossa Diocese.

Temos a consciência de que Evangelizar é nossa missão e seríamos hipócritas e infiéis se não correspondêssemos a esse chamado do Senhor Jesus. Nossa Mãe Igreja também sempre tem nos impulsionado e encorajado a corresponder a este chamado:

“As circunstâncias de momento convidam-nos a prestar uma atenção muito especial aos jovens. O seu aumento numérico e a sua crescente presença na sociedade e os problemas que os assediam devem despertar em todos o cuidado de lhes apresentar, com zelo e inteligência, o ideal evangélico, a fim de que eles o conheçam e o vivam-no. Mas, por outro lado, é necessário que os jovens, bem formados na fé e na oração, se tornem cada vez mais os apóstolos da juventude. A Igreja põe grandes esperanças na sua generosa contribuição nesse sentido; e nós próprios, em muitas ocasiões, temos manifestado a plena confiança que nutrimos em relação aos mesmos jovens.”3

O processo de evangelização da juventude passa por trabalhar o que é próprio deste estado de vida, visando proporcionar a oportunidade de se ter um encontro pessoal com Jesus Cristo. Deste modo, temos o objetivo de orientar os jovens a um engajamento na Igreja a partir do Grupo de Oração.

Nossa Diocese

Fomos levantados por Deus não por acaso. Cremos que Ele nos “plantou” nesta “terra fértil” para que produzamos frutos cem por um (cf. São Lucas 8,8). E queremos ser obedientes a este chamado do Senhor, anunciando a Boa Nova primeiramente por toda a nossa Diocese.

A Diocese de Uberlândia foi criada no dia 22 de julho de 1961, pela Bula Animorum Societas, do Papa João XXIII. Desmembrada integralmente da Arquidiocese de Uberaba, a Diocese de Uberlândia está situada a oeste do Estado de Minas Gerais (Triângulo Mineiro).

É composta pelas cidades de: Araguari, Araporã, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Uberlândia.

Desde o ano de 2008 somos pastoreados por Dom Paulo Francisco Machado. Este nasceu em 1952, na cidade de Magé (RJ). Sacerdote desde 1977, com ordenação episcopal realizada na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, no dia 25 de julho de 2004. É mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. Sua vida pastoral é marcada por três pilares: a formação de futuros sacerdotes, o ensino de cultura religiosa e o cuidado com o serviço paroquial.

Nossa pertença a RCC

A Renovação Carismática Católica em todas as suas estruturas e expressões tem como identidade o Batismo no Espírito Santo, a prática dos carismas e formas de vida comunitária. O Ministério Jovem somente existirá caso esteja alicerçado no Movimento da Renovação Carismática, pois é para a RCC que o Ministério existe.

Toda a espiritualidade do Ministério Jovem é proveniente da Renovação Carismática Católica:

“A espiritualidade da Renovação Carismática Católica é Trinitária e nasce a partir de uma experiência pentecostal de quem participa da salvação do Pai, na pessoa de Seu Filho Unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, tendo como antecedente histórico o Pentecostes dos primeiros Apóstolos de Jesus Ressuscitado”4

Ministério Jovem e Grupo de Oração

Para vivermos a espiritualidade da RCC faz-se necessário estarmos inseridos dentro de um Grupo de Oração. É através do Grupo de Oração que cada pessoa, pode experimentar de uma forma íntima, profunda e comunitária a graça do Batismo no Espírito Santo. A partir desta experiência acontecerão as atividades em missão, já que muitos jovens ainda não freqüentam a Igreja e nem conhecem Jesus.

Hierarquia

O Ministério Jovem se estrutura de uma forma bem organizada dentro da RCC. Atualmente, no Brasil temos coordenações a nível nacional, estadual e diocesano para este Ministério, sendo que todos os trabalhos e projetos estão em plena unidade com as coordenações nacionais e estaduais da Renovação Carismática Católica.

Entre em contato conosco:

Coordenador Nacional
Fernando Gomes


Coordenadora de Minas Gerais
Daniele Almeida


Coordenador Diocesano
Lucas Zardo
Facebook



Participar do Ministério

As pessoas que se sentem chamadas por Deus a evangelizar devem responder a este chamado. Todos os jovens e pessoas atraídas pelo Espírito Santo a evangelizar a juventude com espiritualidade da RCC já fazem parte do Ministério Jovem, pois este ministério da RCC não é fechado em si mesmo; ao contrário, ele é aberto e dinâmico, pois é urgente o operar da evangelização em nossa amada terra.

Venha participar! Seja bem vindo.

_____________________________________________________
1. I Coríntios 9,16
2. Evangelii Nuntiandi
3. Evangelii Nuntiandi
4. Ministério de Formação, Apostila 1 - Identidade da RCC