Estes dias estava lendo alguns estudos sobre a doutrina católica e me deparei com um escrito de São Cipriano. Admirei o ponto de vista deste santo e de como ele conseguiu captar a pedagogia de Deus. Eis o que este santo homem escreveu:
"Que ninguém pense que o virtuoso homem e bons cristãos jamais saiam do seio da Igreja; não é o trigo que o vento leva, mas o joio. Árvores profundamente enraizadas não caem com a brisa, mas as que não têm raízes. São as frutas podres que caem das árvores, não as sãs. Maus católicos tornam-se heréticos, assim como o doente é assolado por maus humores.”
Como eu não concordaria com esta colocação? Realmente o homem que ama a Deus acima de tudo jamais deixará de ser católico. Apenas o homem que está sem raízes, sem conteúdo, sem amor a verdade deixará guiar-se por ilusões inventadas por homens para confundir e enganar. Realmente o vento leva o nocivo joio e não o trigo plantado por Deus. O que está plantado em Deus permanece na verdade, no caminho correto. Se hoje muitos não estão mais na Igreja Católica é porque foram maus católicos. É certo que nem sempre as pessoas são más no sentido de terem ou fazerem as coisas com maldade no coração. Mas, deve-se concordar que foram maus católicos talvez por omissão ou por não se esforçarem para serem bons católicos. Um profissional que não desempenha bem sua função acaba sendo um péssimo profissional. Desta forma, uma pessoa que se diz católica mais não reza, não vive a Palavra de Deus, não obedece a Igreja acaba por ser um péssimo católico. Precisamos sempre pedir para que Deus nos dê a graça de perseverar até o final, pois este será salvo (Cf. Mateus 24,13).

Nenhum comentário:
Postar um comentário