quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Deus está em silêncio ou é você que não está em silêncio?

Por Glauber Silveira

Hoje desejo meditar a respeito da importância de se fazer silêncio. 

Muitas pessoas dizem que Deus não fala com elas e que não entendem o porquê de estarem rezando e de não saberem o que fazer e como se comportar. Mas em muitos casos, e inclusive em minha vida espiritual, percebo a dificuldade que temos em silenciar.

Estar em silêncio é ficar passivo, parado perante a Palavra de Deus. Permitir que Deus fale a nós, pela Palavra Sagrada, pela Liturgia, pelas leituras espirituais. Não conseguimos crescer e amadurecer se somente estamos a assimilar conteúdos, livros, pregações, palestras, filmes. Antes de meditarmos, temos que nos silenciar perante a mensagem recebida.

Até mesmo na Liturgia, deve-se sempre observar que Deus nos fala constantemente. Porém o fiel, eu e você, deve se esforçar para ouvir a voz de Deus. Vejo que a grande dificuldade dos tempos atuais não esta no fato de que Deus esta em silêncio, mas é o ser humano que não esta em silêncio para ouvir a Deus.

Rezemos ao Espírito Santo pedindo a graça de sermos adestrados na arte de silenciar para ouvir. Finalizo esta breve reflexão com um trecho da Exortação Apostólica Verbum Domini do Papa Bento XVI:
“Várias intervenções dos Padres sinodais insistiram sobre o VALOR DO SILÊNCIO para a recepção da Palavra de Deus na vida dos fiéis. De fato, a palavra pode ser pronunciada e ouvida APENAS NO SILÊNCIO, exterior e interior. O nosso tempo não favorece o recolhimento e, às vezes, fica-se com a impressão de ter medo de se separar, por um só momento, dos instrumentos de comunicação de massa. Por isso, hoje é NECESSÁRIO EDUCAR O POVO DE DEUS PARA O VALOR DO SILÊNCIO. Redescobrir a centralidade da Palavra de Deus na vida da Igreja significa também REDESCOBRIR O SENTIDO DO RECOLHIMENTO E DA TRANQUILIDADE INTERIOR. (...) O silêncio, quando previsto, deve ser considerado «como parte da celebração». Por isso, exorto os Pastores a ESTIMULAREM OS MOMENTOS DE RECOLHIMENTO, nos quais, com a ajuda do Espírito Santo, a Palavra de Deus é acolhida no coração.”

Virgem Maria, Rainha do silêncio esteja conosco.
Voltemos ao Evangelho, puro e simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário