sábado, 1 de janeiro de 2011

REPIC - Apresentação


“Enraizados e edificados em Jesus. Firmes na fé”

O que é o REPIC?

Ao perguntar-se o que é o REPIC, pode-se chegar a várias respostas. O nome significa “Retiro para Iniciação Cristã”. Sabe-se que ele é um encontro que acontece em um final de semana, começando geralmente na sexta-feira à noite, passando pelo sábado e findando-se no domingo. No entanto não é possível definir o REPIC pelo nome ou por alguns elementos que constituem o encontro.
Para quem vive o REPIC, como servo, percebe que esse encontro promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) é na verdade um poderoso instrumento de Deus para a evangelização.
Nada tem sentido no encontro REPIC se a meta maior não for levar Jesus Cristo, morto e ressuscitado, Mestre e Rei, aos corações das pessoas presentes. Quando se diz “pessoas presentes” refere-se não somente aos encontristas, mais a todos que diretamente ou indiretamente estão envolvidos neste projeto de Deus. Servos, patrocinadores, encontristas, lideranças recebem grandes graças neste encontro, embora de forma e intensidade diferentes. Ao levar a graça, também a recebemos em grande quantidade.
Em linhas gerais pode-se definir o REPIC como um encontro de anúncio da graça e redenção de nosso maravilhoso Deus, manifestada na vida e palavras de Jesus Cristo. Este anúncio se inicia pela apresentação da pessoa viva de Jesus, levando as pessoas a ter uma experiência de salvação.
Infelizmente para muitos, o cristianismo é visto somente como uma doutrina, com seus dogmas e conjunto de verdades. O REPIC é uma oportunidade de adentrarmos no plano de redenção de Deus na historia da humanidade e revelar que sem diminuir a importância da doutrina e dos dogmas, o cristianismo é um relacionamento entre a pessoa e a Santíssima Trindade. No REPIC, tudo é feito para que as pessoas não sejam simplesmente remodeladas, mas se tornem uma nova criatura. Aquele que conhece o Rei dos Reis, não é apenas diferente: ele é totalmente novo, criatura nova.
Assim, o REPIC pode ser chamado também de útero de Deus:

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.
O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.” João 3,5-7

O REPIC e a Renovação Carismática Católica

Não é possível separar o encontro REPIC da Renovação Carismática Católica (RCC). A espiritualidade que o REPIC tem é o da RCC. Toda a estrutura do encontro tem como finalidade o Batismo no Espírito Santo como exposto nas formações da RCC bem como em seu material de divulgação. A RCC é chamada a ser o rosto e a memória de Pentecostes em nossa sociedade. Sendo fiel as diretrizes e orientações da RCC, o REPIC deseja expandir pelo poder do Espírito Santo a obra de salvação confiada a Igreja Católica.

Quem organiza o REPIC?

O REPIC é de responsabilidade do Ministério Jovem da RCC. Cabe a este ministério a organização, condução e avaliação do encontro. Isto não significa que outros ministérios da RCC não estejam engajados diretamente no projeto. No entanto delimita a responsabilidade e o chamado do Senhor Jesus ao Ministério Jovem.
Particularmente é fundamental a participação ativa do Ministério de Música e Artes e Ministério Universidades Renovadas no REPIC. Sem a ajuda fiel e amorosa destes ministérios, a organização e execução do encontro ficam extremamente difíceis.

Conclusão

Deus tem usado o REPIC como uma forma de amar e usar de misericórdia para com cada um de seus filhos. Deus tem feito do REPIC uma arma poderosa para levantar jovens e adultos para uma geração de santidade e justiça. Deus tem cuidado e protegido o REPIC, fazendo com que suas atividades possam crescer e amadurecer.
Desta forma, podemos continuar a clamar como o salmista, para que Deus seja sempre nossa força e nossa proteção:

“Guardai-me como a pupila dos olhos, escondei-me à sombra de vossas asas” Salmo 16,8

Estejamos “enraizados e edificados em Jesus. Firmes na fé”.

Glauber Silveira
Coordenador Ministério Jovem


CLIQUE AQUI PARA VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário