sábado, 18 de fevereiro de 2012

Reflexão para o carnaval - Será que somos verdadeiros discipulos?


Hoje o mundo coloca na vida das pessoas uma série de barreiras que as afastam de Deus. São dificuldades para caminhar com Jesus. Tudo parece ser muito fácil e agradável. A tecnologia, o acesso a informações, a oportunidade de se viver tantos prazeres passageiros e inoportunos colocam na vida das pessoas uma falsa sensação de realização e de encontro com a felicidade. Tantas famílias destruídas por falta de amor e diálogo, tantos jovens perdendo suas vidas para as drogas, a prostituição, a criminalidade, simplesmente por não conhecerem a Jesus, por não terem uma vida fundamentada nos princípios da santidade ensinada por Deus.   
É imensa a falta de paz que teima em prevalecer na vida das pessoas, assim como o desprezo em ajudar a quem precisa. Um mundo desigual, onde as atitudes das pessoas estão fazendo com que elas percam a fé em Deus. Porém, existe outro lado da moeda, existem pessoas cristãs que se dedicam ao anuncio da boa nova do evangelho e a reverter todas essas dificuldades em graça de Deus. Por isto estas precisam a cada instante reavivar a chama do amor de Deus no mundo. São cristãos que tem a coragem de viver a loucura da cruz e o anuncio do evangelho. Certa vez aprendi em um encontro para liderança que a vida dos seguidores de Jesus deve se pautar em três palavrinhas essenciais: Oração, Formação e Missão respectivamente. Então vejamos: já dizia Santa Tereza do Menino Jesus que:  “oração é a elevação da alma a Deus”. A nossa vida deve estar sempre unida a de Jesus, sem oração não é possível entender a vontade de Deus e superar as adversidades, sem oração não há encontro com Jesus, a sede de felicidade nunca vai ser saciada sem a presença de Deus, veja: “Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele” (Santo Agostinho). 
A oração capacita o cristão a pregar o evangelho com sua própria vida. A formação e o conhecimento dos ensinos de Jesus devem ser constantes no dia a dia, devemos conhecer aquele o qual anunciamos com tanto amor: “... o leigo necessita, igualmente, de vida interior e espírito de responsabilidade. Isso supõe formação espiritual adequada . . . para testemunhar o evangelho e transformar a sociedade...” (Doc. CNBB nº62). Com a oração e formação somos chamados por Deus a assumir a missão: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” - Marcos 16,15. 
Temos o dever de assumir tal tarefa:    “sua missão própria e especifica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribua para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do evangelho” (Doc. Aparecida, p.210). Diante da falta de fé, do desânimo, da desistência de coordenadores e irmãos de caminhada, da falta de louvor, da distância das pessoas de Deus, não devemos nos abater. Temos a missão de superar e vencer todas as barreiras, de lutar e prosseguir até que Jesus seja pregado a toda criatura. Como dizia o então cardeal Ratzinger: “ ... a Luz de cristo quer iluminar a noite do mundo através da luz que somos nós...”(Papa Bento XVI). 
Temos que levar a luz de cristo, somente assim às pessoas vão ficar livres das trevas e das noites escuras que as impedem de ver Jesus ao seu lado. Vamos rezar para que o Espírito Santo esteja em nosso coração, que o próprio espírito possa agir em nós e por nós. Certos da intercessão da Virgem Maria não devemos desistir de anunciar o amor de Deus e de percorrer nosso caminho levando a luz de Jesus para o mundo.
Idelmo
Grupo de Oração Luz no Caminho – LUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário