segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Manual de conduta do Servo do REPIC

Introdução

O Repic é um retiro querigmático que proclama as verdades centrais do Evangelho de Jesus. Para a realização deste retiro, com objetivo espiritual, todos os servos envolvidos devem estar cientes de suas responsabilidades e devem dar sua resposta de adesão ao Repic livremente.
Uma vez que a pessoa aceitou o convite para servir no Repic, a mesma deve se COMPROMETER VERDADEIRAMENTE com as atividades/reuniões/eventos/orações de preparação para o REPIC. Também deve estar consciente de suas responsabilidades nos eventos que acontecem após o retiro (pós-encontro, atividades de pastoreio...).

Abaixo estão as regras principais. O conjunto de regras é para favorecer a disciplina, a união e a coordenação das atividades. Elas NÃO são para “cortar” ninguém do Repic.

Regras básicas
O(A) servo(a) deve:
1. ser católico praticante. 
2. ter vida sacramental. 
3. ser ligado a RCC (afetivamente ou efetivamente). 
4. participar das atividades/reuniões/eventos/jejuns/orações ligadas ao Repic 
5. dedicar-se exclusivamente ao encontro nos dias de sua realização. 
6. seguir as orientações e respeitar a estrutura do encontro. 
7. ter vida de oração pessoal.

Observações
1. As regras servem para ajudar as pessoas no processo de discernimento. É comum encontrarmos pessoas que “querem” servir diretamente no encontro, mas que não tem condições de seguirem as regras básicas. Estas pessoas são convidadas a ajudarem indiretamente. Compete à coordenação (geral e de equipes) fazer este processo de discernimento e a indicarem os meios pelos quais estas pessoas possam contribuir com o Repic. 
2. Caso aconteça eventualidades com servos no andamento das atividades de preparação para o Repic, compete à coordenação do Repic (geral e de equipe) tomar ações que visam o melhor para o Repic. 
3. Servo que não tem envolvimento prático e/ou espiritual, será avaliado pela coordenação (geral e de equipes). Se a virtude da prudência solicitar, este não será considerado como servo daquele Repic. 
4. Pode sinalizar não-envolvimento prático e/ou espiritual: ausências freqüentes nas reuniões/atividades, 
ausências não justificadas, atitudes contrárias ao espírito do Repic, rompimento com a RCC, atitudes que prejudiquem o encontro e quaisquer outras que sejam alheias ao encontro e a tradição do mesmo. 

Conto com a compreensão de todos. Jesus te abençoe!

Glauber Silveira
Coordenador Ministério Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário