Estava muito angustiado um dia desses que passou. Sabe aqueles dias que não temos ânimo nem mesmo para rezar? Nem mesmo uma Ave-Maria saía dos meus lábios.
Lá pelas 15h (hora da misericórdia) a angústia tomou proporções enormes. Lembro que estava deitado em minha cama. Queria somente chorar. Sem esperança, sem vontade de me levantar. Pensei em quantas vezes eu me fazia de forte perante as pessoas.
Entre pensamentos e lamentações, meu olhar se dirigiu naturalmente para um crucifixo que tenho em meu quarto. É um crucifixo de aproximadamente 30 cm.
Por alguns segundos contemplei aquela imagem. Pensei: “Onde esta a plenitude de vida? Onde estão as promessas de Jesus para minha vida? Será que tudo até aqui foi em vão?”
Passei pouco mais de um minuto pensando em tudo aquilo que acreditava. Decidi então ler pelo menos uma parte da Bíblia. Quando peguei minha liturgia diária, percebi que naquele dia a Igreja comemorava o nascimento da Virgem Maria (08 de setembro).
Pensei: “vou ler pelo menos o Salmo do dia”. Li o Salmo 12(13). Depois entendi porque embora fossem indicados dois salmos para serem lidos (o salmo 70 e o 12) enxerguei somente o Salmo 12 para ler.
Estava sentado em frente a meu computador. Abri no Salmo 12. Li ele.
Salmo 12 (Heb. 13) Lamentação do oprimido
1. Ao mestre de canto. Salmo de Davi.
2. Até quando, Senhor, de todo vos esquecereis de mim? Por quanto tempo ainda desviareis de mim os vossos olhares?
3. Até quando aninharei a angústia na minha alma, e, dia após dia, a tristeza no coração?
4. Até quando se levantará o meu inimigo contra mim? Olhai! Ouvi-me, Senhor, ó meu Deus!
5. Iluminai meus olhos com vossa luz, para eu não adormecer na morte, para que meu inimigo não venha a dizer: Venci-o;
6. e meus adversários não triunfem no momento de minha queda, eu que confiei em vossa misericórdia. Antes possa meu coração regozijar-se em vosso socorro! Então cantarei ao Senhor pelos benefícios que me concedeu."
Não tenho como medir o quanto aquele salmo refletia com exatidão todo o meu sentimento naquele momento. Principalmente o versículo 2 e 3.
Porém outro versículo sobressaiu:
“Iluminai meus olhos com vossa luz, para eu não adormecer na morte, para que meu inimigo não venha a dizer: Venci-o” (vers. 5)
Na vida, nem sempre o que acontece consigo entender. A minha forma de ver os acontecimentos não é a mesma que Deus vê. A forma de agir de Deus não é como a minha forma de agir. Ele é Deus: santo, justo, fiel, verdadeiro, poderoso. Eu sou criatura limitada.
Percebi que o problema não são as situações de minha vida. O problema é que faltava luz em meus olhos. Luz para enxergar a vontade de Deus. Luz para enxergar a vitória. Luz que transforma. Luz que nos garante que a realidade é que não vou permanecer na morte, mas que serei vencedor perante meus inimigos.
Pedi a Deus: “Ilumina Senhor meus olhos com vossa luz”.
Quis partilhar isto com você, porque talvez você esteja em uma situação angustiante. Talvez tenha perdido as esperanças. Pode ser que alguns acontecimentos tenham soterrado sua vontade de continuar.
Oro para que a mesma luz que veio sobre meus olhos possam atingir os teus olhos também.
Oração:
“Senhor Jesus, lhe agradeço pelo seu amor e misericórdia. Agora, peço que sua luz venha sobre os olhos destes meus irmãos. Apenas o Senhor pode dar esta luz. Tu és a razão de nossa esperança. Obrigado Senhor Jesus.”
Quero terminar com um trecho de Jó:
“Para uma árvore, há esperança; cortada, pode reverdecer, e os seus ramos brotam.
Quando sua raiz tiver envelhecido na terra, e seu tronco estiver morto no solo,
ao contato com a água, tornar-se-á verde de novo, e distenderá ramos como uma jovem planta.” Jó 14,7-9
Deus te abençoe.
Glauber Silveira
Engraçado...orando no sábado com uma irmã no Santíssímo para escutar a moção que Deus preparava para o GOU de hoje (quinta-feira)...tive a visão de uma luz...uma luz forte que supera o sol e juntamente com esta luz, pude ver um Jesus lindo, lindo mesmo, sabe?
ResponderExcluirSó que nem ela e nem eu conseguimos discernir exatamente a vontade de Deus em relação a essa luz... disse à ela, que o tempo do Senhor não era o nosso tempo, e que às vezes, as respostas nos auxiliam quando não estamos esperando. SOU FORTE QUANDO SOU FRACA, pois é nesse momento que deixo de ser Deus de mim e Ele intercede com sua graça, com sua luz.
Hoje percebi o que era aquelas luzes refletindo na universidade, juntamente com um Jesus lindo.
Há pouco estava eu, triste, cansada, fraca, literalmente sem forças para uma Ave Maria, então resolvi não falar e disse Senhor neste momento preciso ouvir. Abri o meu e-mail, eis que neste momento estou cheia daquela luz, a qual não entendia o significado! É a mesma luz que te encheu nesta tarde e que veio confirmar minhas orações. Mais uma vez Deus ajudou-me a montar o quebra cabeça, ELE FAZ. NÃO SEI COMO, NEM QUANDO. SÓ TENHO A CERTEZA QUE ELE FAZ E ME ENCHE COM TUA LUZ...QUANDO MEUS OLHOS JÁ NÃO CONSEGUEM ENXERGAR EM MEIO A ESCURIDÃO.
Karol Mascarenhas
Louvado seja Deus por ter colocado vc na nossa vida, irmão! Tudo que é do Pai é pra você! Que Ele derrame todas as bençãos desse mundo sobre a sua vida!
ResponderExcluirQue legal Glauber...e sabe o que é mais lindo de tudo isso? é perceber que temos um Deus que respeita nossas limitações, respeita o nosso tempo de entender o que se passa conosco...Mas que está conosco o tempo todo! Só esperando o momento de permitirmos que esta luz adentre o nosso coração...
ResponderExcluirvaleu pelas suas palavras e pelo salmo...
Deus te abençoe e quando precisar pode contar comigo...abração
Renatinha