sábado, 1 de janeiro de 2011

Orientações do coordenador da RCC


“Enraizados e edificados em Jesus. Firmes na fé”

Orientações do coordenador da RCC

Eu e a Gabriela tivemos um encontro com o Alexandre Custódio (em 09 de novembro de 2011) na sede da RCC. Este encontro era para escutar os posicionamentos e orientações a respeito dos trabalhos para a juventude. Louvado seja Deus por esta oportunidade.
Ouvimos do coordenador diocesano que todas as atividades para a evangelização da juventude, inclusive o REPIC, não deve ser algo secundário e feito de qualquer forma. Ao contrário: devemos ter amor e paixão pelos eventos.
O Alexandre também expôs a importância de não oferecer para a juventude aquilo que ela quer. A Renovação Carismática Católica deve oferecer o que a juventude precisa.
Temos que fazer como é característico da Renovação. Como é característico do Ministério Jovem: temos que anunciar a salvação de Jesus, de forma alegre, otimista, esperançosa e centrada em Deus.

“Pedro e João iam subindo ao templo para rezar à hora nona. Nisto levavam um homem que era coxo de nascença e que punham todos os dias à porta do templo, chamada Formosa, para que pedisse esmolas aos que entravam no templo. Quando ele viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola. Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: Olha para nós. Ele os olhou com atenção esperando receber deles alguma coisa. Pedro, porém, disse: Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda! E tomando-o pela mão direita, levantou-o. Imediatamente os pés e os tornozelos se lhe firmaram. De um salto pôs-se de pé e andava. Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo o viu andar e louvar a Deus.
Reconheceram ser o mesmo coxo que se sentava para mendigar à porta Formosa do templo, e encheram-se de espanto e pasmo pelo que lhe tinha acontecido. Como ele se conservava perto de Pedro e João, uma multidão de curiosos afluiu a eles no pórtico chamado Salomão.” Atos 3,1-11

Pedro e João não deram aquilo que o coxo queria ou esperava. Os apóstolos ofereceram aquilo que o coxo precisava: a cura e a salvação de Jesus. Desta mesma forma, os eventos para a Juventude, o REPIC, deve oferecer o que a juventude precisa. Não podemos negar aquilo que é essencial: o anúncio de Jesus, pelo poder do Espírito Santo.
O Alexandre também nos orientou a respeito de termos criatividade nos eventos, porém sem nunca perder nossa raiz. A raiz é nossa fé, nossa doutrina, nossa tradição.
Rezo para que as atividades do Ministério Jovem possam ser sinais da presença de Jesus e do Espírito Santo. Que o XXIX REPIC seja a oferta da pura verdade de Deus.
Jesus nos abençoe.

Outras orientações do Alexandre Custódio:
- Não oferecer o que o jovem quer. Oferecer o que o jovem precisa.
- Ser alegre, otimista, centrado em Deus, esperançoso.
- Podemos nos dobrar, porém não podemos perder nossa raiz.
- Preocupar-se com o “pós-venda”. Preocupar-se com o pastoreio.
- Preparar pessoas para ficar no lugar dos servos antigos.
- Submeter pregadores do XXIX REPIC ao Ministério de pregação.
- Renovar servos.
- Dar responsabilidade de pastoreio para as equipes.
- Integrar os demais ministérios da RCC no XXIX REPIC.
- Dar diversidade de testemunho.
- Dar noção de Igreja: de comunhão, de unidade.

Estejamos “enraizados e edificados em Jesus. Firmes na fé”.

Glauber Silveira
Coordenador Ministério Jovem

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário