sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Papa João XXIII fala sobre a Santíssima Virgem Maria

Segue os dizeres de Sua Santidade, Papa João XXIII a respeito da Santíssima Virgem Maria. Oro para que Deus possa fazer uma obra de graça nas almas que lerem e refletirem estas frases.


“A devoção à Virgem Santíssima é sinal de um coração verdadeiramente católico"

"O nome de Maria é maravilhoso: move o céu e a terra!"

"Qualquer coisa que façamos, para onde quer que dirijamos o olhar, sempre encontraremos Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe; logo, nosso espírito adquire serenidade e alegria..."

"Sobre o horizonte brilha o astro benéfico: Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, Maria Imaculada. Dela depende o êxito de nossa vida."

"De nossos altares, Nossa Senhora vela sobre as mães, sobre as jovens esposas, sobre a inocência, sobre a virgindade que floresce; e sobre os missionários, cujo apostolado se estende e se torna cada vez mais fervoroso."

"Todos encontram em Maria uma expressão terna de abandono e de gentileza, um motivo de estímulo e de grande consolo. Sempre!"

"O doce olhar de Maria nos reúne e nos envolve a todos. Confiando em sua proteção, devemos caminhar em paz, seguros e felizes."

"A invocação à Virgem Santíssima deve ser contínua; mas sua eficácia se verifica sobretudo nas horas graves, nas dúvidas e incertezas, nos momentos em que temos mais necessidade da intervenção de Deus."

"Para o alto os olhares, a mente, o coração. É preciso invocar sempre com confiança a Virgem Santíssima."

"Ó, Maria, em quem unicamente confio, aceite meus votos e envie-me o Espírito Santo, para que Ele me faça conhecer minha miséria e amar a Jesus!"

"Tudo se torna mais formoso com o sorriso de Maria, que olha maternalmente nossas humildes ações."

"Pode um cristão não querer bem à mãe santa de Jesus, de quem cuidou com afeto desde pequeno, a quem ensinou as primeiras palavras e a quem se dirigiu com confiança nas dificuldades da vida?"

"Que a imagem da Virgem Santa, que se oferece a Deus, consciente de seus deveres e fiel até nas mais pequenas coisas, esteja sempre diante dos nossos olhos."

"Existe algo mais simples e edificante do que uma criança, a qual, com a graça do Batismo e a flor da inocência, começa a rezar, a saudar e a invocar Nossa Senhora?"

"Como não lembrar-me de Maria, a querida Mãe celestial? Que seu olhar se dirija benigno para nós, nos ampare e nos console."

"Oh, Maria, mãe de Jesus e mãe nossa! Que tesouro é Maria na vida da Igreja, na vida diária de cada um de nós e na vida de todo o mundo cristão!"

"Oh, Maria! Oh, Maria! Entre as vozes que se elevam a você, cheias de júbilo, Virgem benigna, doce e piedosa, ouça também a minha: Ave Maria!"

"Maria nos ajudará a todos, que somos peregrinos aqui na terra. Com seu apoio, superaremos as inevitáveis tristezas e adversidades e nos acostumaremos a olhar o céu com serenidade e alegria."

"No alto, a augusta Trindade; ao redor dela, nossa mãe bendita e toda a corte celestial; no meio, estamos nós, ainda peregrinos na terra, mas com a absoluta certeza do que nos espera."

"Da Santíssima Trindade desce sobre a cabeça de Maria sua glorificação e todas as graças de salvação, de suavidade e de paz sobre nossas almas, sobre a Santa Igreja e sobre o mundo inteiro."

"O Salvador nunca está separado de sua mãe; as luzes, as manifestações da ciência sagrada e do zelo apostólico apresentam-nos sempre juntos: Jesus e sua Mãe. Maria está sempre junto ao seu Divino Filho."

"De Maria brotou aquele verdadeiro «sol de justiça, nascido do Alto», que reconcilia o céu e a terra, o divino e o humano."

"Na terra, Maria participou sempre da vida seu Filho bendito, desde seus primeiros passos em Belém até as vicissitudes e sofrimentos que teve de padecer. E com Ele, esteve no Calvário."

"Maria, Maria, Mãe queridíssima! Limpe suas lágrimas: seu Filho vai ressuscitar."

"Maria, viva e gloriosa, está junto ao trono de seu Filho bendito, o Príncipe da Paz. Ela lhe fala e Ele a escuta."

"A Imaculada é como a primeira luz, que se apresenta na manhã de um belo dia sobre a colina. Nessa luz nos é apresentado Jesus, Filho de Maria e nosso Irmão."

"A Virgem Imaculada atrai nossos corações com os fulgores de sua pessoa «cheia de graça»."

"A Virgem Imaculada, do princípio ao fim, é sempre a mesma luz que nos envolve, nos alegra e nos conforta."

"Se amamos Maria, não somos nós que a amamos: é o Cristo que a ama em nós."

"Ave-Maria: a primeira oração que floresceu em nossos lábios."

"As orações dedicadas a Maria são muitas, mas a primeira, a mais significativa e importante é a Ave-Maria, que se inicia com as palavras do Arcanjo São Gabriel, na Anunciação, e é continuada depois por todos os crentes, desde a infância até o fim da existência humana."

"Existe algo mais comovente do que a Ave-Maria rezada por uma criança?"

"O suspiro de todo bom cristão está verdadeiramente nestas palavras: «Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós»"

"Depois de ter repetido tantas vezes e tão devotamente «Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte...», nosso último pensamento e nosso último olhar serão para ela, que voltará mais uma vez como os raios de uma aurora."

"A Igreja exulta verdadeiramente na Festa da Anunciação, porque se celebra o primeiro encontro do Espírito Santo com a filha de Davi."

"O Magnificat é o canto perene da humanidade remida, o canto do passado, do presente e do futuro."

"Eis aqui o Filho de Deus, o Verbo feito carne: «Um menino nasceu para nós e um filho foi dado». Repousa sobre os joelhos de Maria, Sua mãe."

"Maria nos oferece o ponto mais cheio de luz. É a nova Eva que apresenta o menino à humanidade e o mantém elevado entre o céu e a terra."

"Nossa Senhora é mãe de todos, como Cristo é irmão de todos os cristãos."

"Maria é a flor sem defeito, destinada a ser a mãe do Verbo de Deus feito homem, a mãe espiritual de todos os remidos."

"Levando em seu bendito ventre o menino Jesus, seu corpo físico e seu corpo espiritual e místico, Maria carregava também todos os que se uniram a Cristo pela fé. Assim, todos nós que estamos unidos pela fé em Cristo «somos membros de seu corpo, de sua carne e de seus ossos» (Efésios 5, 30). Todos nós fomos gerados por Maria, a verdadeira Mãe de todos."

"Sem Jesus, não teríamos nossa mãe espiritual que é Maria."

"Jesus, deixando-nos ao morrer, como testamento de inefável fraternidade, sua própria mãe, quis conceder-lhe o privilégio de visitar-nos em diferentes pontos da terra, aparecendo em condição de mulher e de mãe."

"«Mulher, eis o seu filho». Estas palavras, que lemos sempre comovidos e enternecidos, constroem todo um poema humano e divino."

"Maria, a Mãe de Jesus, estava ali, no Calvário, como a depositária de seu último testamento, com o qual a Igreja, representada pelo discípulo amado, era confiada a maternidade nova e universal. Desse modo, Maria, tanto em Sião, como em Nazaré e no Calvário, participava ativamente do desígnio providencial que a fazia Mãe e Rainha do mundo libertado por Cristo."

"Já na Eucaristia, o Redentor nos havia deixado o testamento supremo de seu corpo e de seu sangue. Mas, no Calvário, o justo condenado fez um segundo testamento de família: deixou-nos sua Mãe, Maria, como nossa Mãe, confiando-a a São João, que representava os fiéis de todos os tempos, como testemunha de tão excelso presente."

"A devoção a Nossa Senhora corresponde perfeitamente ao pensamento de Deus e seu plano de redenção. Precisamente por ser a mãe de Cristo, Maria é também nossa Mãe."

"Somos filhos de Maria. Por isso mesmo, procuramos sempre agradá-la e honrá-la. Desse modo, podemos obter, acima de tudo, as graças de ordem espiritual e material, vivendo em perfeita conformidade com a santa vontade do Senhor."

"Oh, Maria! Sou miserável e sou seu filho. Olhe o meu coração!"

"Basta olhar para a Mãe de Deus que nos protege e nos ampara, basta lembrar de Maria para sentirmo-nos reanimados."

"Em todos os lugares onde foi plantada uma cruz, foi construída uma igreja ou capela, ou erguida a maravilha de uma catedral, aparece sempre Maria, a mãe de Jesus e de seus irmãos, para que a invoquemos e a honremos."

"Quem ama o Coração de Maria oferece também um amor forte, um amor puro, pois não existe afeto humano que possa se igualar ao de uma mãe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário