Muitas pessoas, e infelizmente até pastores evangélicos, afirmam que o celibato produz a pedofilia. Mas será que isto é verdade? Será que o celibato é algo que vem do diabo? Será que ele é a fonte de perversões sexuais, entre elas a terrivel pedofilia?
No seu recente editorial sobre a pedofilia, relatado por Massimo Introvigne (sociólogo, filósofo e escritor, fundador e diretor do Centro de Estudos de Novas Religiões CESNUR), e de acordo com os relatórios de Philip Jekins, professor de Justiça Penal, chegamos aos seguintes dados:
(...) "de acordo com esta teoria, a pedofilia na Igreja é causada pelo celibato dos padres. Isto nos empurra a fazer algumas avaliações, e estas não são feitas com as notícias dos meios de comunicação, mas indo diretamente para os documentos originais. Na Alemanha, por exemplo, desde 1995, foram 210.000 casos notificados de abuso de crianças, 94 são padres, os restantes são homens casados."
"a presença de pedófilos entre os membros do clero protestante (casado) nos Estados Unidos, é de duas a dez vezes mais do que os sacerdotes católicos (celibatários) (…)"
"Ao mesmo tempo que umas centenas de padres americanos foram condenados por abuso sexual infantil, o número de professores de ginástica e treinadores de equipes de desportos da juventude – mesmo a grande maioria destes casados – foram seis mil. Mas o mais assustador é que dois terços destes eventos são praticados no interior das famílias. Assim, o celibato não parece ser a causa da pedofilia na Igreja Católica."
"os padres culpados de pedofilia devem ser punidos, mas precisa-se saber o que são as salas dos tribunais dos Estado Unidos. Por exemplo: as listas dos acusados de pedofilia estão cheias de pessoas pertencentes a todas as religiões, de profissionais como doutores, advogados, empresários, de familiares como tios, pais, irmãos."
"os padres pedófilos não podem manchar a imagem de milhões de sacerdotes que em dois mil anos deram, e continuam a dar, a sua vida aos mais necessitados, criando o que hoje chamamos os "direitos humanos"."
Como diz o Papa Bento XVI, não existe nenhuma desculpa para um padre que trai o Evangelho, que trai a criança e a confiança da família que confia nele.
Em posse destes dados e destas informações, será que podemos afirmar que o celibato causa pedofilia? Será?
Prefiro ficar com o celibato. Prefiro ficar com a Igreja. Prefiro ficar com Jesus que diz:
“Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que
foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.” (Mateus 19,12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário