As Jornadas Mundiais da Juventude são a maior concentração de jovens do mundo. Milhares de jovens respondem, cada dois ou três anos, ao convite do Romano Pontífice para peregrinar a uma cidade do mundo e mostrar a sua fé em Cristo.
Em 2011, a Jornada Mundial da Juventude realizar-se-á em Madrid, tendo sido instituídas por João Paulo II em 20 de Dezembro de 1085. Desde aquela data memorável que se têm celebrado numerosos encontros da Juventude ao longo destes anos. Concretamente, tiveram já lugar dez JMJ de carácter internacional em diferentes lugares do planeta. Madrid 2011 será, portanto, a décima primeira JMJ internacional que se celebra desde que foram instituídas por João Paulo II.
A primeira convocatória de jovens a nível internacional para uma JMJ foi em 1987, em Buenos Aires (Argentina), que correspondeu, assim, à II Jornada Mundial da Juventude. Celebrou-se entre os dias 11 e 12 de Abril desse ano sob o tema "Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele." (1 Jo 4, 16). Na capital argentina estiveram presentes 1 milhão de jovens de todo o mundo. Dois anos mais tarde, em 1989, João Paulo II quis que Santiago de Compostela (Espanha) albergasse a IV JMJ, e que aí se congregassem milhares de jovens entre 15 e 20 de Agosto. Nessa ocasião, foram cerca de 400 mil os peregrinos que se reuniram na capital galega e abarrotaram o Monte do Gozo para ouvir o Pontífice reflectir sobre o tema: "Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6)
O seguinte encontro internacional teve lugar em Czestochowa (Polonia) em Agosto de 1991. Foram as palavras de São Paulo "Vós recebestes um espírito de filhos" (Rom 8, 15) as eleitas para orientar esta JMJ, que congregou 1 milhão e 600 mil peregrinos dos cinco continentes e que significou o primeiro encontro do Papa com milhares de jovens num país da Europa de Leste.
Após este encontro de multidões na Europa, em 1993 a JMJ deu um novo salto à América para ser celebrada em Denver (E. U. A.) com o lema: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." (Jo 10, 10). João Paulo II viajou até ao Colorado e falou diante dos 500 mil jovens que, pela primeira vez, participaram na "Via Crucis" de uma JMJ. Depois da América, os jovens católicos de todo o mundo viajaram ao continente asiático, para se reunirem, desta vez, em Manilha (Filipinas) em 1995. Esta foi, até ao momento, a JMJ mais numerosa, tendo-se reunido em redor da figura do Santo Padre cerca de 5 milhões de jovens que meditaram sobre as palavras do Evangelista S. João: "Tal como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós." (Jo 20, 21)
Agosto de 1997 foi a data escolhida para realizar, de novo na Europa, a XII JMJ. Paris (França) foi o espectacular cenário de uma nova festa da juventude da Igreja, e que recebeu 1 milhão e 200 mil peregrinos com o tema: "Mestre, onde moras? Vem e verás." (Jo 1, 38-39).
Três anos mais tarde, Roma (Itália) acolheu nas suas ruas cerca de 3 milhões de jovens que, como em cada JMJ, deram testemunho da sua fé. Neste caso, e inserido no Jubileu do ano 2000, o lema utilizado durante aqueles dias foi: "O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós." (Jo 1, 14). Foi debaixo do sol escaldante de Agosto em Tor Vergata que os jovens participaram na Vigília de Oração e Eucaristia de encerramento presididas por João Paulo II. Ao concluir a celebração eucarística, o Pontífice anunciou a sede da próxima JMJ diante do entusiasmo dos jovens: Toronto estaria à sua espera em 2002.
O Canadá foi, por tanto, o cenário de outra JMJ que, sob orientação das palavras do evangelista S. Mateus "Vós sois o sal da terra. vós sois a luz dói mundo" (Mt 5, 13-14), reuniu cerca de 800 mil pessoas. Esta foi a última JMJ presidida por João Paulo II, já que a sua morte em Abril de 2005 impossibilitou que predisse à festa da juventude em Agosto desse mesmo ano.
Colónia (Alemanha) recebeu, em 2005, e de braços abertos, o novo Pontífice, Bento XVI, que comprovou como os jovens da Igreja permaneciam fiéis ao seu encontro com o Sucessor de Pedro. Assim, 2 milhões e 530 mil jovens deslocaram-se à cidade onde se guardam as relíquias dos Três Reis Magos. Eis a razão do tema escolhido para essa ocasião: "Viemos adorá-l'O". (Mt 2, 2) Depois da Missa de Encerramento na esplanada de Marienfeld, Bento XVI anunciou que a cidade de Sidney seria encarregada de acolher, três anos mais tarde, a juventude católica de todo o mundo.
A cidade australiana teve a honra de celebrar a XXIII Jornada Mundial da Juventude em Julho de 2008. Cerca de 300 mil peregrinos deslocaram-se até Sidney com o tema: "Recebereis a força do ES, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas." (Act 1, 8) Foi ali que Bento XVI anunciou, diante da alegria dos jovens espanhóis, que a XXIV JMJ teria lugar em Madrid com o tema: "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Cl 2, 7). A capital espanhola espera receber cerca de 2 milhões de jovens de todo o mundo e já se está a preparar para esse encontro de 16 a 21 de Agosto de 2011.
Fonte: Site da JMJ Espanha
Disponivel em: http://pt.madrid11.com/JMJ2011PT/REVISTA/articulos/GestionNoticias_354_ESP.asp



Nenhum comentário:
Postar um comentário